Apresentação do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Programa Semear Internacional.

 

O FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas, com sede em Roma, que atua no Brasil desde a década de 1980. O organismo investe no desenvolvimento da população rural, contribuindo para a redução da pobreza, o aumento da segurança alimentar, a melhoria da nutrição e o fortalecimento da resiliência. Além de cofinanciar seis projetos na região semiárida brasileira, que beneficiam mais de 250 mil famílias, o FIDA possui diferentes programas de doação no país. Um deles é o Programa Semear Internacional.

O Semear Internacional é, portanto, um programa do FIDA, que é implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA. Seu objetivo é promover a Gestão do Conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, facilitando o acesso a saberes, inovações e boas práticas contextualizadas para a convivência com a Natureza. Esses conhecimentos são trabalhados para que possam ser adotados e replicados pela população rural, o que contribui para o desenvolvimento sustentável e equitativo da região.

Recentes materiais produzidos pelo FIDA e pelo Semear Internacional, que guardam estreita relação com a programação do Terra Madre Brasil 2020 e com o Slow Food:

– Livro “Gastroquinta: comida do quintal para a mesa”: promove os princípios da agroecologia e da ecogastronomia ao estimular os debates sobre a importância dos quintais produtivos para a alimentação das famílias rurais, da comida afetiva elaborada com ingredientes do semiárido e dos hábitos fundamentais à segurança alimentar e nutricional. Além disso, a publicação apresenta 15 receitas inéditas e inovadoras.

– Livro “Ecogastronomia para jovens rurais do Semiárido”:  a partir de uma parceria entre o FIDA, o IICA, o Semear Internacional e a Associação Slow Food do Brasil, foi realizado um intercâmbio em Ecogastronomia que reuniu jovens de todos os projetos FIDA. Como resultado deste intercâmbio, a publicação reúne receitas desenvolvidas pelos próprios participantes do evento, com o intuito de valorizar as cadeias e potencialidades locais.

– Vídeo “Caderneta Agroecológica e a valorização da mulher e da agrobiodiversidade”: dando continuidade ao processo de implementação das Cadernetas Agroecológicas na região semiárida do Brasil, como uma ferramenta de empoderamento das mulheres rurais, o vídeo foi lançado para apoiar todas as etapas de capacitação para uso desse importante instrumento. Ao longo da animação, fica evidente o papel das mulheres como guardiãs da agroecologia e da agrobiodiversidade, com o poder dos seus quintais produtivos.

– Vídeo “Resultados da Caderneta Agroecológica”: o vídeo apresenta os principais resultados do uso da metodologia da Caderneta Agroecológica, demonstrando a densa contribuição econômica das agricultoras para a renda familiar e contribuindo para o empoderamento feminino e a equidade de gênero. Entre as informações de destaque está a que trata da diversidade dos produtos cultivados: foram registrados 1.228 itens agroecológicos, de origem vegetal e animal, que são capazes de garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias rurais.

– Vídeo de depoimentos das agricultoras do Semiárido: o vídeo traz depoimentos de agricultoras e produtoras dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, com o suporte do Programa Semear Internacional. Em suas falas, elas atestam a importância da Caderneta Agroecológica para a equidade de gênero no meio rural e para a valorização do trabalho da mulher, em especial com os seus quintais produtivos.

Vídeos:

Slow Food Brasil Instagram Facebook Youtube Iwitter

Terra Madre Brasil 2020

© Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.