Slow Food

Slow Food é um movimento internacional fundado na Itália na década de 1980 para se contrapor à disseminação do fast-food e à padronização da alimentação, que implica no desaparecimento de espécies, variedades, raças, culturas, técnicas, conhecimentos e saberes ligados à comida. 

O movimento defende o conhecimento sobre a origem dos alimentos e tem como base a premissa de que  o alimento deve ser bom, limpo e justo para todos. Bom, pois deve ter boas qualidades organolépticas e trazer benefícios à saúde; limpo, pois sua produção não deve exigir mais do que a natureza pode oferecer, e se possível, regenerá-la; e justo, pois deve envolver relações justas de trabalho e remuneração para quem produz e para quem co-produz (consumidor responsável), promovendo soberania.

O movimento Slow Food definiu como missão primordial defender a biodiversidade e a cultura alimentar, promover a educação alimentar e do gosto, e mobilizar a sociedade civil para incidência política em prol de mudanças no sistema alimentar. Isso acontece por meio de um conjunto de ações como campanhas, eventos, rodas de conversas e oficinas, intercâmbios e programas – a Arca do Gosto, as Fortalezas Slow Food, a Aliança de Cozinheiros Slow Food, o Slow Food Travel,  entre outros.

Movimento Slow Food
Slow Food Brasil
©André Frutuôso/ SDR

No Brasil o movimento surgiu em 2000, com a fundação do Slow Food Rio de Janeiro, e inicialmente foi aproximando ativistas prevalentemente na região Sudeste e Sul, com um foco no meio urbano.  Entre 2004 e 2008 o movimento começou a ter uma capilaridade maior, se expandindo nas demais regiões e envolvendo comunidades rurais. 

Após treze anos de atuação do movimento no país, em 2013 foi fundada a  Associação Slow Food do Brasil (ASFB), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua por meio de uma rede composta atualmente por mais de 250 núcleos locais que atuam nas cinco regiões. 

A missão da ASFB é  incentivar o desenvolvimento, promover a autonomia e dar suporte às atividades e projetos da rede Slow Food Brasil, visando a conservação da sociobiodiversidade e a valorização dos alimentos bons, limpos e justos para todos no Brasil. Além disso é representante da marca e guardião dos programas promovidos globalmente pelo movimento.

Terra Madre Brasil 2020

O Slow Food tem nos seus encontros internacionais, nacionais e locais um importante espaço de interação entre seus integrantes e parceiros. O Terra Madre é o maior encontro mundial dedicado à biodiversidade e às culturas alimentares, capaz de reunir a cada dois anos mais de 10.000 ativistas, 1000 voluntários e 1000 famílias que se mobilizam para o acolhimento de uma parte dos delegados provenientes de 160 países, e recebendo milhares ao longo de diversos dias.

O Brasil tem tido cada vez mais relevância no movimento global, tendo participado das últimas edições do Terra Madre com grande representatividade. No Brasil já aconteceram duas edições do Terra Madre Brasil, em Brasília, em 2007 e 2010.

Dez anos depois da última edição do Terra Madre Brasil e vinte anos depois da fundação do movimento Slow Food no país, se faz necessário um novo momento de encontro, troca de experiências, construção de estratégias e desenho de ações para responder aos desafios políticos e para e reafirmar o posicionamento do movimento, junto com sua rede de parceiros, em relação ao sistema alimentar como um todo.

Slow Food Brasil Instagram Facebook Youtube Iwitter

Terra Madre Brasil 2020

© Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.