Alcance do evento em prol da agricultura familiar e camponesa obteve números expressivos graças à mobilização da rede Slow Food Brasil, aos parceiros e ao alcance das redes sociais
A versão online do grande encontro que celebra a cultura alimentar era um grande desafio à rede Slow Food Brasil, acostumada a difundir o contato e as trocas entre produtores e consumidores. Mas o engajamento do público superou as barreiras geográficas e proporcionou calor humano nas Rodas de Conversa, Diálogos, Oficinas do Gosto e Apresentações Artísticas que atingiram um público estimado, até o momento, de mais de 200 mil pessoas, de todos os cantos do país, durante os seis dias de evento.
“A generosidade dos participantes em compartilhar conhecimentos, a qualidade dos debates, a participação do público de diversos cantos do Brasil, representando diversos segmentos da sociedade civil, têm superado nossas expectativas. A profundidade da troca de conhecimento e a produção de conteúdos que serão disseminados, nacionalmente e internacionalmente, para além do “ao vivo”, representa um patrimônio inestimável para a formação de base da rede Slow Food Brasil e das organizações parceiras”, avalia Valentina Bianco, da coordenação da Associação Slow Food do Brasil, organização responsável pela realização do Terra Madre Brasil 2020.
A rede Slow Food Brasil está presente em 23 Estados e Distrito Federal, fato que colabora para um forte poder de articulação e representatividade em todas as regiões do país e diversos territórios, que estão alinhados com a valorização de alimentos bons, limpos e justos para todos. Essa realidade é refletida nos canais nos grupos de comunicação interna (mailing e Whatsapp) e nas redes sociais do movimento (Facebook, Instagram e YouTube), plataformas utilizadas para as transmissões ao vivo durante os dias do Terra Madre Brasil 2020.
Números da programação e das redes sociais
As atrações do Terra Madre Brasil 2020 se estenderam ao longo de 6 dias, por meio de mais de 50 horas de transmissão ao vivo e incluíram: 16 Rodas de Conversa, 17 Oficinas do Gosto, 3 Diálogos do Terra Madre Brasil, 4 shows, e 1 transmissão Slow Food no Filme.
A produção de evento contou com o engajamento direto de uma equipe de 25 pessoas, além de outros 20 profissionais que estiveram colaborando mais pontualmente. A programação promoveu a participação de mais de 150 convidados para composição de espaços de fala e apresentações artístico-culturais.
Para a disseminação de informações sobre a programação do evento e publicação de conteúdo, o Terra Madre Brasil 2020 utilizou uma plataforma que obteve um número significativo de acessos durante os dias 17 e 22 de novembro, com mais de 4 mil internautas. Entre as páginas mais acessadas tivemos a da programação completa, com 2.287 visualizações e o da programação ao vivo com 2.230 internautas.
A rede social do Facebook do Slow Food Brasil, que hoje conta com 46.374 curtidas, teve entre as postagens mais visualizadas a do dia 18/11 com a programação completa da data dedicada à Educação Alimentar e à Segurança Alimentar e Nutricional, que alcançou 15.701 pessoas do Facebook, seguido do show do compositor e cantor Chico César, com 12.932 pessoas alcançadas e 595 cliques.
O artista Chico César também atingiu o 1º lugar nos posts veiculados no Instagram, com 1.218 curtidas. Durante todos os dias de evento, no período da manhã, a organização publicou vídeos-chamadas anunciando as atrações do dia. Todos os vídeos transmitidos no Instagram, incluindo as chamadas da equipe, obtiveram um total de 18.115 interações.
Um dos grandes destaques das redes sociais foi a plataforma YouTube, utilizada para todas as transmissões de conteúdos do Terra Madre Brasil 2020, que teve um aumento bastante expressivo de inscritos com 2.200 novas pessoas atraídas pela variada programação.. Segundo informações levantadas pela equipe de Comunicação do evento, o canal do YouTube do Slow Food Brasil teve 7.249 visualizações durante os dias de evento. Entre os momentos da programação ao vivo que podemos destacar, temos a Abertura do Terra Madre Brasil 2020, que contou com 2.397 visualizações e o Diálogo do Terra Madre Brasil – Debaixo do Barro do Chão, que convidou para um bate-papo com música inédito o Ailton Krenak e o Gilberto Gil, que foi muito apreciado pelo público internauta, alcançando de 2.793 visualizações.
A inclusão também foi um dos fatores de destaque desta edição do Terra Madre Brasil. A empresa Libras em Casa foi a responsável por garantir um maior alcance do público com tradução simultânea em libras. Outro recurso que enriqueceu as transmissões ao vivo foi a facilitação gráfica da empresa Revelando Ideias, que ilustrou de forma criativa os os diálogos entre os participantes.
Entre os apoiadores estão o Instituto Ibirapitanga, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Banco Mundial e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O encontro contou com a parceria da Sta Julieta Bio, o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) – Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), o Instituto Interamericano de de Cooperação para Agricultura (IICA-Brasil), e o Programa Semear Internacional. Teve apoio audiovisual e técnico da Agência Dudes e produção executiva da Pau Viola Entretenimento.
Mapa com os países participantes do evento Terra Madre – Salone del Gusto
Fonte: https://terramadresalonedelgusto.com/
Endereços do país que integram o Mapa Mercado do Terra Madre Brasil 2020
Fonte: https://terramadrebrasil.org.br/mapa-mercado/
Acompanhe o trabalho do Slow Food Brasil nas Redes Sociais:
YouTube
Confira o conteúdo do Terra Madre Brasil 2020 no site do evento:
terramadrebrasil.org.br