Conheça mais parceiros e apoiadores do grande encontro do Terra Madre Brasil 2020

Conheça mais parceiros e apoiadores do grande encontro do Terra Madre Brasil 2020

FIDA, Idec, Banco Mundial, Mapa e Pau Viola Entretenimento estão entre os parceiros e apoiadores que acreditaram desde o começo na realização do Terra Madre Brasil 2020  

O trabalho coletivo é o fio condutor do Terra Madre Brasil 2020. Por isso, não poderíamos deixar de apresentar outro grupo de parceiros e apoiadores de nosso evento (clique aqui para visualizar a primeira reportagem com outros nomes). Nossa ideia de realizar este encontro mesmo que virtualmente promoveu um grande desafio: a falta de aproximação física das pessoas. E mesmo sem esse elemento fundamental, a Pau Viola Produções Artísticas, responsável pela produção executiva do Terra Madre Brasil 2020, consegue ir ao encontro das nossas expectativas, mesmo que em um ambiente totalmente diferente do que tínhamos planejado. 

Para o Slow Food Brasil a cultura alimentar e a produção artística podem caminhar juntas. E para nosso evento promover as conexões mesmo que virtualmente, contamos com a colaboração desta produtora baiana que encontrou durante este trabalho coletivo ressonância com a bandeira dos alimentos bons, limpos e justos para todos .   

“O movimento Slow Food me chamou a atenção por envolver todos os segmentos sociais, sem distinção, para a busca de hábitos saudáveis. Ele informa e conscientiza a responsabilidade da alimentação, desde a produção até o consumo. O movimento chama a atenção o quanto isso é importante para a saúde, qualidade de vida e para o planeta”, destaca Paula Resende, idealizadora da Pau Viola. Para ela, o papel da produtora nesta parceria é atuar como “mensageira de ações importantes e contribuir com mudanças positivas para a vida e a saúde das pessoas”.

Nossas parcerias institucionais ultrapassam as fronteiras brasileiras e chegam a diferentes países do globo. É o caso do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que, desde 2009, realiza um trabalho complementar ao do Slow Food no Brasil e em muitos outros países. “O FIDA e o Slow Food compartilham a mesma visão de apoiar as pessoas vulneráveis rurais na produção de alimentos bons, limpos, justos e saudáveis”, afirma Claus Reiner, diretor no Brasil do FIDA. Entre as expectativas do Fundo está encontrar novos parceiros da iniciativa  privada com interesse de colaborar com o trabalho que tem sido realizado pelo Fundo no país.

Claus Reiner – Crédito Foto: Acervo Pessoal

Com a missão promover uma agricultura inclusiva e sustentável, o  Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA-Brasil) se aproxima e trabalha diferentes vertentes da agricultura familiar, todas elas alinhadas ao trabalho do movimento Slow Food. A valorização do tradicional, o resgate das ancestralidades agrícolas (sementes crioulas) e a valorização da alimentação saudável (segurança alimentar e nutricional) são exemplos de trabalho da cooperação. 

A aproximação do Slow Food com o IICA aconteceu por meio de pautas em comum. “Isso aproximou ambas instituições em um empenho conjunto, em prol dos agricultores e agricultoras familiares do Brasil e de outros países do continente americano”, ressalta Christian Fischer, representante encarregado do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil. 

O Banco Mundial tem como prioridades a proteção ao meio ambiente e as populações vulneráveis, com foco no desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade. Esse trabalho forma uma conexão direta com as pautas defendidas pelo movimento Slow Food e o integra no rol de apoiador do Terra Madre Brasil 2020.

“A filosofia, iniciativas, atividades e o que o Slow Food preconiza e exerce se integram a todos esses elementos das políticas, projetos e atividades desenvolvidas pelo Banco Mundial. Os temas e iniciativas apresentadas e discutidas no evento possibilitam a ampliação da divulgação e a conscientização de um número cada vez maior de pessoas para o reconhecimento da importância da cultura do alimento, do resgate das práticas tradicionais/originais e da segurança alimentar e nutricional” celebra Fátima Amazonas, especialista Sênior em Desenvolvimento Rural do Banco do Mundial.

Um das grandes pautas das atividades desta edição do Terra Madre Brasil é a responsabilidade do consumidor diante de suas escolhas alimentares. E nenhuma instituição melhor que o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para somar esforços com o Terra Madre Brasil 2020 para amplificar um debate tão fundamental. 

As semelhanças entre o Slow Food Brasil e o Idec não param por aí. Assim como nosso movimento, o Idec é uma associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos que foi fundado por um grupo de voluntários. Entre os focos de atuação do Idec está o programa de Alimentação Saudável e Sustentável, onde o Instituto luta pelo direito do consumidor em saber o que come e por políticas que permitam escolher alimentos melhores para a saúde e ao meio ambiente.

A colaboração com a Coordenação de Indicação Geográfica (IGs) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vem somando na construção de conteúdos dos espaços Casa de Farinha e Mercado Terra Madre Brasil 2020, que contarão com a presença de algumas iniciativas de IGs de diversos territórios brasileiro, tais como a Farinha de Cruzeiro do Sul (AC), a Farinha de Uarini (AM), o Waraná Sateré-Mawé da Terra Indígena Andirá-Marau (AM), e a Vales da Uva Goethe (SC).

Leave a Comment

Slow Food Brasil Instagram Facebook Youtube Iwitter

Terra Madre Brasil 2020

© Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.