FALTA SÓ MAIS UM MÊS PARA O TERRA MADRE BRASIL 2020!

FALTA SÓ MAIS UM MÊS PARA O TERRA MADRE BRASIL 2020!

Em breve estaremos reunidos celebrando o encontro das comunidades da rede Slow Food Brasil e das organizações parceiras, promovendo a agricultura familiar e camponesa, a biodiversidade e a cultura alimentar, numa programação que elaboramos com grande entusiasmo e carinho.

Este boletim é o número 5 e traz as últimas novidades do Terra Madre Brasil, que conta com a correalização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural/Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (SDR/CAR).


O evento integra a edição internacional do Terra Madre Salone del Gusto 2020. Na data em que seria a versão presencial, na Itália, entre 8 e 12 de outubro, tiveram atividades com a participação de alguns ativistas
brasileiros que dialogam ou integram a rede brasileira: Luciano Ferreira, Amaury Juruna, Célia Xakriabá e Larissa Bombardi. A partir de seu lançamento, segue, de forma difusa com programação territorial dos diversos países integrantes do movimento Slow Food, até abril de
2021, quando ocorre o 8º Congresso Internacional do Slow Food.

O Terra Madre Brasil será realizado entre os dias 17 e 22 de novembro de 2020, totalmente online, e representa o esforço de nos reinventar e nos adaptar às adversidades da pandemia, na qual colocamos à prova nossa resiliência ao transpor para a virtualidade um encontro que sempre dependeu tanto dos sentidos, dos afetos e do contato humano para potencializar a aproximação física e de ideias pelo alimento bom, limpo e justo para todos.

A primeira parte da programação confirmada do Terra Madre Brasil está disponível no site do evento a partir do Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro. Ela precisou ser reformulada e, apesar de agora termos mais dias, está mais enxuta. Assim sendo, as atividades propostas pela rede, que já eram muito mais do que conseguimos acolher originalmente, tentamos agregadas a fim de conseguirmos contemplar o máximo de pessoas possível, além de incluir pautas que se tornaram ainda mais urgentes com a
pandemia, mas em muitos casos isso não foi possível. No entanto, é possível propor atividades para o Terra Madre Salone Del Gusto, através deste formulário, cujas instruções para preenchimento estão aqui. Enquanto Associação Slow Food do Brasil, nosso plano é, a partir de dezembro 2020 até abril 2021, apoiar a realização e divulgação de cerca de 3 atividades por mês, que representarão a rede brasileira na programação do evento. Assim,
podemos transmitir pelos canais oficiais do Slow Food Brasil, tendo apoio da nossa pequena equipe para viabilizar.

No Terra Madre Brasil teremos diversas atividades interessantes em nossa
programação, conheça os formatos de atividades que teremos e confira a programação completa no site do evento.

Oficinas do Gosto
As oficinas promovem a educação do gosto, aprofundando os sentidos para o público poder reconhecer especificidades de tantos alimentos e preparos únicos dos diferentes territórios e ecossistemas. A atividade conta com a presença de agricultores, cozinheiros, pescadores, meliponicultores, sommelier, extrativistas, queijeiros, mixologistas, sempre contando com um/a mediador/a com conexões com o tema apresentado.

Como se Faz
Aqui você vai aprender como são feitos os alimentos, no qual você poderá aprender um pouco mais sobre o sistema alimentar, sobre como são produzidos e como são cultivados, extraídos e beneficiados os alimentos.

Food Talks
Compartilhamento de reflexões sobre a alimentação e as interfaces com a cultura, a política, a justiça social e a ecologia, a partir da visão de agricultores, pesquisadores, jornalistas e outros atores sociais que contribuem para repensarmos o sistema alimentar.

Casa de Farinha
Aqui a rainha do Brasil tem seu espaço de destaque! Por meio de imagens e sons a instalação conduzirá os visitantes a uma imersão no universo das farinhas e os principais modos de fazer farinha da mandioca pelo Brasil. Será possível conhecer as casas e engenhos de farinha, os modos de se fazer, as semelhanças e diferenças entre elas.

Mercado Terra Madre Brasil 2020
O mercado é o local de encontros, cheiros, saberes e culturas que são simbolizadas nos alimentos e trazidas por quem os produzem. Na edição online, apesar da impossibilidade de transpor tal vivência, não poderíamos deixar de trazer para o evento este a incrível sociobiodiversidade brasileira e descobrir onde você pode adquirir esses alimentos.

Rodas de Conversa e Diálogos
Os debates acerca dos diversos temas que o Slow Food trata dentro dos eixos temáticos cultura alimentar, biodiversidade, incidência política e mobilização social abordados por convidados que lidam com eles em sua atuação cotidiana. No Dia da Consciência Negra, teremos uma programação especial. No fim de semana, iniciaremos os dias com os Diálogos, que trarão no sábado as denúncias e no domingo os anúncios, dando o tom dos respectivos dias.

Slow Food no Filme
A versão brasileira é uma livre interpretação do Slow Food on Film organizada por ativistas da rede Slow Food Brasil e aproveita a linguagem audiovisual e cinematográfica para trazer as nuances política, poética, ecológica, sociocultural, de saúde e subsistência relacionada aos princípios e ideais do movimento Slow Food, sempre acompanhada de debate.

Apresentações Artísticas
Junto com o SF no Filme as apresentações artísticas compõe a programação
cultural do nosso encontro, para renovar os ânimos e relaxar no fim do dia com artistas que dialogam com os valores e lutas do movimento Slow Food.

Esperamos que todos possam participar das atividades que estamos organizando e mais próximo do evento enviaremos mais um boletim. Para acompanhar todas as novidades, nos acompanhe nas redes sociais. As atividades serão todas transmitidas no site do evento assim como nas mídias sociais do Slow Food Brasil. Se inscreva e acione as notificações no canal do YouTube, siga fanpage no Facebook e os perfis do Instagram e do
Twitter para saber das novidades!

Compartilhe

Leave a Comment

Slow Food Brasil Instagram Facebook Youtube Iwitter

Terra Madre Brasil 2020

© Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.